
O Mesc (Museu da Escola Catarinense) recebe a partir de sexta-feira (5), às 18h, a exposição “As Coletoras: Ressignificações da Obra de Eli Heil e Vera Sabino”, a sexta e última coletiva do ano promovida pela Acap (Associação Catarinense dos Artistas Plásticos) que marca seus 50 anos. Reunindo 24 dos atuais 47 associados, ela pode ser visitada até 24 de fevereiro de 2026. A diretoria da Acap e os expositores destacam o orgulho de levarem suas criações a espaços tão significativos para a arte catarinense ao longo do ano, chegando agora ao prédio em estilo neoclássico que abrigou inicialmente a Escola Normal Catharinense, e desde 2007 é sede do Mesc.
Os trabalhos, selecionados pelas curadoras Meg Tomio Roussenq e Anna Moraes, dão protagonismo às destacadas artistas catarinenses, Eli Heil (1929-2017), e Vera Sabino, que aos 77 anos é a única fundadora viva. Para as criações, os expositores recorreram às memórias e pesquisas para eternizar o legado deixado por Eli e o ainda vivo de Vera. As obras também carregam as marcas de seus criadores, alguns nem nascidos na época da fundação.
Eli foi a primeira mulher a presidir a Acap, na segunda gestão, de 1981 a 1983. A jornalista Néri Pedroso revela no livro “Memória, Legado e Resistência – 50 Anos da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos”, lançado em novembro de 2025, que não há registro nas principais cronologias da entidade de sua participação como fundadora. Da mesma forma, a atuação de Vera também aparece de forma mais tímida. Mas na primeira diretoria, presidida por Martinho de Haro, as duas constam como conselheiras fiscais ao lado de Pedro Paulo Vecchietti.
Sob o conceito de “Coletoras”, lembra a expositora Marlene Eberhardt, que participa com “Redenção”, emerge uma reflexão sobre o ato de recolher vestígios da natureza, da memória e do tempo, para transformá-los em denúncia visual.
A influência incontestável de Eli para os artistas contemporâneos está no fato de que mais da metade dos expositores escolheram homenageá-la. Ricardo do Rosário continua a saga que vem explorando ao longo do ano com um personagem bem marcante. Desta vez, ele leva ao Mesc “A Origem da Coruja Cósmica”, ser misterioso que é parte das lendas esquecidas da Ilha.
“A noite caiu e o mar ascendeu em uma dança coordenada entre ondas e estrelas. Um turbilhão se formou no horizonte… Aos poucos, foi tomando forma no meio de um emaranhado de cores e texturas”. A origem da coruja, conforme textos encontrados em uma espécie de tumba, abaixo das dunas da Lagoa da Conceição, revelaria as crenças de uma civilização pré-humana, que até hoje não se sabe de onde veio. Rosário frisa que sua arte é uma tentativa de ilustrar o momento deste acontecimento.
Texto de Rosana Ritta.
Artistas participantes:
- Ana da Nova
- Andrea V Zanella
- Audrey Laus
- David Ronce
- Dulce Penna
- Eliane Veiga
- Gabriela Luft
- Gavina
- Gelsyr Ruiz
- Isolete Dozol
- Júlia Steffen
- Larissa Arpana
- Lilia Lubia
- Maria de Minas
- Maria Esmênia
- Mariette van de Sande
- Marilene de Orleans
- Marlene Eberhardt
- Miriam Porto
- Onildo Borba
- Ricardo do Rosário
- Roberta Viotti
- Rodrigo Gonçalves
- Silvia Da Ros
A origem da Coruja Cósmica: “A noite caiu e o mar ascendeu em uma dança coordenada entre ondas e estrelas. Um turbilhão se formou no horizonte… Aos poucos aquele ser foi tomando forma no meio de um emaranhado de cores e texturas.” Essa é a descrição da origem da Coruja Cósmica, conforme os textos antigos encontrados em uma espécie de tumba, abaixo das dunas da Lagoa da Conceição. Esses textos de milhares de anos atrás, revelam as crenças de uma civilização pré-humanidade, que até hoje não se sabe de onde veio. Esta arte é uma tentativa de ilustrar o momento deste acontecimento. (Ressignificação das obras de Eli Heil)

O quê: Exposição coletiva As Coletoras
Onde: Museu da Escola Catarinense (MESC) – Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro, Florianópolis – SC
Abertura: 05 de dezembro às 18 horas
Visitação: De 06 de dezembro de 2025 até 24 de fevereiro de 2026. Das 13h às 19h nas segundas e terças, das 10h às 19h de quarta à sexta. Das 10h às 17h aos sábados.
Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos!
Inscreva-se para receber novidades
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.