No dia 8 de novembro, aconteceu o lançamento do Livro Memória, Legado e Resistência, em comemoração aos 50 anos da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos – ACAP. O projeto, aprovado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/SC) e patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis nº 3659/91, faz parte dos eventos comemorativos que celebram os 50 anos de uma das associações de arte mais antigas do estado de Santa Catarina.
Escrito pela jornalista Néri Pedroso com a participação da professora doutora Francine Goudel, o livro conta com 142 páginas, 5 artigos, textos escritos em português e inglês, além de diversas fotos que contam o caminho trilhado pela associação. A jornalista se debruça sobre os arquivos da ACAP e em análises bibliográficas, para decorrer sobre o tema do associativismo, território e pertencimento, acontecimentos e outros temas que circundam a associação.
Sobre a ACAP
Entidade criada em 18 de março de 1975 pelos artistas Franklin Cascaes (1908-1983), Eli Heil (1929-2017), Ernesto Meyer Filho (1919-1991), Martinho de Haro (1907-1985), Max Moura (1949-2009), Pedro Paulo Vecchietti (1933-1993), Rodrigo de Haro (1939-2021) e Vera Sabino. Os chamados artistas fundadores, de modo coletivo ou individual, representam um legado inserido na história da arte de Santa Catarina, despontam no inventário nacional do patrimônio artístico com vida e obras destacadas na museologia, no mercado e em bibliografias. A ACAP, hoje presidida por Gelsyr Ruiz e Maria Esmênia, vice-presidente, segue atuante no propósito de formação e divulgação das artes visuais. Neste ano ativou uma agenda que se sustenta na memória, tradição e contemporaneidade, realizando um conjunto de exposições para homenagear os fundadores junto a outras instituições da área da cultura da cidade, como a Fundação Cultural Badesc, Espaço Cultural BRDE, Galeria de Arte Municipal Pedro Paulo Vecchietti, Museu Victor Meirelles e Museu da Escola Catarinense (MESC).
O quê: Lançamento do livro Memória, Legado e Resistência.
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Desembargador Pedro Silva, 2.568 – Coqueiros. Florianópolis/SC.
Quando: 8 de novembro às 15 horas.
Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos!
Inscreva-se para receber novidades
