Exposição coletiva virtual, realizada no site oficial da ACAP. Com trabalhos de Gelsyr Ruiz, Ricardo do Rosário e Rodrigo Gonçalves.
Nessa coletiva virtual, os três artistas abordam o tema “Paisagem” como uma possibilidade de reinventar o já vivido. Cada um com suas questões conceituais, oferecendo diferentes perspectivas e reflexões. Buscamos atentar nossos sentidos para as visagens mais simples ou nos tropeços ao caminhar pela cidade ou na natureza para elucidar movimentos sobre o mundo que rapidamente vem sendo devorado pela humanidade. Nossa proposta é desviar o olhar para o entorno e explorar as inúmeras formas pessoais e diversas de interpretar essas paisagens.
A abordagem de Ricardo destaca o descarte de resíduos e o comportamento humano em meio a paisagens urbanas na pintura a óleo sobre MDF. Gelsyr nas suas colagens analógicas, ora traz as paisagens idealizadas, no horizonte, e noutra faz recortes dos resíduos – tanto os produzidos pelo homem ou restos da própria natureza. Por sua vez, Rodrigo busca vestígios dessa paisagem num tempo outro onde memória, corpo e cidade presentificam-se por meio de xilogravuras as quais são cartografias de uma cidade que habita o artista e precisa ser expressada longe da espetacularização contemporânea.
Por fim, pretendemos apresentar ensejos que buscam mover a sociedade, não importando para qual direção se vislumbre um horizonte.
A exposição pode ser vista no site da ACAP através deste link: Exposição Paisagens e Desvios