Exposição coletiva MAX MOURA – Desdobramento de uma História ACAP 50 ANOS

Exposição Max Moura - Desdobramentos de uma História
Exposição Max Moura – Desdobramentos de uma História

No dia 06 de fevereiro será a abertura da Exposição coletiva MAX MOURA – Desdobramento de uma História ACAP 50 ANOS, em comemoração aos 50 anos da ACAP (Associação Catarinense dos Artistas Plásticos).

Com curadoria de Anna Moraes e Meg Tomio Roussenq, e a participação da curadora convidada Rosângela Cherem, treze artistas apresentam trabalhos na coletiva que presta uma homenagem para Max Moura, cofundador da ACAP em 1975.

Eu participo da exposição com as obras “Uma Poluição, Espacial, Talvez!” e “Varal Espacial“. A obra “Uma Poluição, Espacial, Talvez!”, trabalhei com a mesma ideia de “poluição” trazida pelo artista Max Moura na obra “Uma poluição, paisagem gráfica, talvez!”, naquilo que parece uma cena de um porto, com a poluição da fumaça dos barcos e da cidade, além da poluição de cores, formas e grafias. Na minha ressignificação, trago a poluição de luzes e cores do aglomerado de estrelas, poeira e gases chamado Pilares da Criação , fotografada pelo Telescópio Espacial James Webb. Utilizando óleo sobre tela, brinquei com os formatos e cores do aglomerado.

Já na obra “Varal Espacial” ressignifico a arte “Varal“, de Max Moura. Na minha interpretação, esta obra sugere uma cena cotidiana na vida de uma pessoa dos anos 80, além de passar uma sensação de solidão. Baseando-me nisso, recriei a cena em um ambiente espacial, com o mesmo ar de serenidade, e passando a sensação de sermos pequenos em meio ao universo. A pintura a óleo sobre tela traz o varal instalado na lua, ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos, primeiros a pisarem no satélite natural, e a própria Terra.

Uma Poluição Espacial Talvez. Artista Visual Ricardo do Rosário
Uma Poluição, Espacial, Talvez!. Óleo sobre MDF. 2024
Varal Espacial. Artista Visual Ricardo do Rosário
Varal Espacial. Óleo sobre MDF. 2024

O quê: Exposição coletiva MAX MOURA – Desdobramento de uma História ACAP 50 ANOS
Onde: Fundação Cultural BADESC – Espaço Fernando Beck, Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis – SC
Abertura: 06 de fevereiro às 19 horas
Visitação: De 07 de fevereiro até 27 de março. De segunda a sexta, das 13h às 19h.

Atualização:


Confira algumas fotos da abertura:

Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

Deixe um comentário