Exposição A.L.M.A – Algum lugar nas memórias de um astronauta

Convite da Exposição A.L.M.A de Ricardo do Rosário

Exposição no Espaço expositivo Ateliê 389, em Florianópolis/SC, do dia 03 de junho até o dia 26 de julho de 2025.

Saiba mais sobre este projeto.

Catálogo

Link para o catálogo

Texto Curatorial por Ricardo do Rosário

A.L.M.A – Algum Lugar nas Memórias de um Astronauta, de Ricardo do Rosário, é uma imersão na mente de um ser humano solitário, simbolizado pela figura do Astronauta. Segundo Bertrand Russel, todo conhecimento que adquirimos durante a vida é armazenado na nossa memória, juntamente com a informação do período que ocorreu. Essa informação, que está diretamente ligada aos nossos sentidos (como visão, olfato ou tato), pode ser acessada a qualquer momento, gerando uma lembrança. Recordamos de coisas a todo instante, até quando sonhamos. Essas lembranças podem ser tão boas que nos fazem rir, ou tristes, a ponto de chorarmos. As lembranças também ativam sentimentos, como a saudade ou o amor. Quando estamos sozinhos, física ou mentalmente, este processo é acentuado e ficamos mais vulneráveis à ativação destes sentimentos.

Nesse contexto, o astronauta é caracterizado como um ser solitário, longe das pessoas que ama, vivendo o presente apenas com suas memórias do passado e sem um rumo para o futuro. Manter a mente sã é uma luta constante em sua vida, precisando se apegar aquilo que lembra, ainda que sua própria mente lhe pregue peças e confunda algumas de suas memórias. Lembranças como rostos de familiares, momentos com pessoas amadas ou o cheiro das coisas, vão desaparecendo aos poucos. Mas mesmo com toda essa dificuldade, ele mantém a esperança de um dia reencontrar todos que ama, e é isso que faz com que ele continue e não desista.

Nesta mostra, o espectador é colocado em meio a astronautas, que embora estejam perto, suas mentes encontram-se em outros lugares. Pensamentos cruzam a sala, mas não se conectam. Memórias íntimas do astronauta são reveladas em seus sonhos e expostas como um espelho refletindo seu passado em uma linha do tempo incerta. Talvez a vida do ser humano de hoje seja tão solitária como a do astronauta, preso nas memórias de ontem e sempre buscando um rumo para o amanhã. Tentando manter a mente sã, numa rotina agitada que não permite sequer observar o que há ao seu redor.

A.L.M.A é uma reflexão sobre o eu interior. Uma viagem de autoconhecimento que todos nós percorremos para chegarmos no momento presente. Mas também é sobre saber lidar com o passado para construir um futuro melhor para nós mesmos e para as pessoas que amamos. Assim como um astronauta não desiste de sua missão, também não devemos desistir da nossa.

Ficha técnica

Curadoria: Ricardo do Rosário
Expografia: Ricardo do Rosário
Produção gráfica: Ricardo do Rosário
Montagem: Ricardo do Rosário
Revisão de textos: Francine Ribeiro
DJ: HUD
Período expositivo: do dia 03 de julho de 2025 até o dia 26 de julho de 2025
Local: Ateliê 389 – Avenida Hercílio Luz, 389 – Centro, Florianópolis/SC

Notícias sobre a exposição

Fotos da abertura