fbpx

Arte em NFT: como adquirir obras no metaverso

Algumas pessoas me perguntam como fazer para comprar e vender arte em NFT. Confesso que o processo para cadastro é um pouco chato, mas depois fica tudo muito mais fácil. Hoje existem milhares de cripto moedas por aí. Mas como saber qual é a melhor? Alguns artistas estão optando por utilizar o Tezos (no plural, mesmo). Trata-se de uma rede que é mais sustentável, se comparada com outras, e consome menos energia para existir. Clique aqui para saber mais sobre Tezos.

Ok, mas o que isso tem a ver com arte? Explico. Muitos artistas digitais estão trabalhando com arte em NFTs. Se você não conhece o NFT, sugiro que dê uma breve pesquisada no Google, pois já existem muitos materiais referentes ao tema. No mundo da arte em NFT, a moeda corrente é criptografada, ou seja, você precisa de cripto moedas para comprar e vender. E é aí que o Tezos entra. Existem muitos sites e curadorias que vendem artes em NFT – entre elas a OBJKT, Hic et nunc, Teia e a FxHash. Também já existem muitas exposições em realidade virtual, assim, é sempre bom estar atualizado. A seguir, vou explicar (de um jeito simples) como você pode entrar neste mundo.

Cadastrando uma conta na Binance

Primeiramente, você precisa fazer o cadastro na Binance ou em qualquer outra corretora de cripto moedas. Após fazê-lo, compre algumas . Para isso, clique em “Trades”, em seguida na aba “Dinheiro” e em “Comprar Cripto” (conforme figuras abaixo). Esses são os primeiros passos para adquirir sua arte em NFT.

A partir desse momento, você pode comprar diretamente os Tezos filtrando por XTZ (que é a cifra da criptomoeda). Agora que você tem os Tezos, é preciso criar uma carteira de Tezos, que é onde suas criptomoedas vão ficar.

Criando uma carteira de Tezos

Assim como as carteiras de troca (corretoras), existem várias carteiras de Tezos. Eu uso a Temple Wallet, que é bem simples. Você vai precisar instalar a extensão no seu navegador (figuras 1 e 2). Em seguida, siga os passos para fazer o cadastro. Após realizá-lo, clique em cima do token da sua carteira (figura 3 – o código do token sempre inicia com as letras tz). Ao clicar, é possível copiá-lo para a área de transferência.

Depois volte para a Binance, clique em “Carteira” e, em seguida, em “Saque” (figura 4). Selecione os Tezos e depois na opção “Enviar através da Rede Criptografada” (figura 5). No campo “Endereço”, informe o token (aquele que você salvou lá da Temple Wallet). Cuidado para não informar o endereço errado. Neste caso, você vai perder seus Tezos.

Escolha a rede dos Tezos e a quantidade que deseja transferir e efetue o saque (figura 6). Aguarde uns minutos e ao acessar novamente a sua carteira Temple Wallet, irá aparecer o valor que você transferiu. Ufa!

Sincronizar a carteira com o site

Agora vem a parte mais fácil. Entre no site do fxHash e clique em Sync. Assine o contrato e pronto! Você já terá acesso para comprar no site.

Clique em SYNC e tenha acesso ao conteúdo do site.

Comprar NFTs

Agora você pode explorar, comprar e até vender suas artes em NFT. Para conhecer as minhas obras neste espaço, clique aqui. Logo abaixo de algumas obras, é possível encontrar um botão com o símbolo de infinito escrito Variation. Ao clicá-lo, é gerado uma nova e única versão daquela arte. Se você quiser comprá-la, é só clicar em Mint Iteration (o preço está ao lado). Para efetuar a compra é só assinar a transação e pronto! Depois que você comprou, ela é seu. Você pode imprimi-la, usá-la como plano de fundo, estampas de camisetas ou como avatar. Ou até mesmo vendê-la, se preferir.

E aí, se interessou pelo mundo dos NFTs e viu a oportunidade de adquirir obras de arte nesse espaço?


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe uma resposta